A minha Evolução

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Rótulos - O quebra cabeças.

Quando se faz uma dieta o importante é controlar o número de calorias que se consome, mas olhar apenas para o valor final não é suficiente para optarmos pela melhor solução. Assim podemos escolher um produto que apesar de ser baixo em calorias não nos permite ter um nível de saciedade elevado e acabamos por ter necessidade de comer algo mais passado pouco tempo.
Frequentei um curso da Faculdade de Motricidade Humana - O Peso Comunitário que me ensinou a ler os rótulos e a escolher os melhores produtos. Depois da aprendizagem vem a aplicação dos conhecimentos e nunca pensei que fosse tão difícil encontrar os produtos adequados à dieta uma vez que a grande maioria dos produtos light ou diet têm uma relação entre proteínas/hidratos de carbono/lípidos desadequada.

Assim deixo-vos um link para um artigo de uma professora que faz parte do Peso Comunitário e que ensina a ler os rótulos. Como ler os rótulos dos alimentos.

Resumindo o que normalmente eu verifico nos rótulos quando vou às compras é a relação entre as proteínas e os lípidos que tem de ser de 2 para 1. Além disso procuro sempre alimentos com grande teor em fibras e proteínas pois são os que saciam durante mais tempo. Vejo também a ordem pela qual aparecem os ingredientes pois aprendi que os que aparecem primeiro são os que estão em maior quantidade.
Esta foi sem dúvida a palestra mais interessante sobre o tema que já assisti pois aprendi imenso.
É engraçado que desde que optei por verificar os rótulos tiro muito mais partido do que consumo.

7 comentários:

  1. Como é útil para mim esta informação sou uma nódoa a descodificar rótulos e a contar calorias, não entendo patavina daquilo, por isso muitas vezes faço asneira a pensar que estou a comer algo saudável e não é nada disso que está a acontecer.

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. muito bom post, deu-me umas luzes muito importantes sobre o assunto e acredito que fará o mesmo por muita gente! é a parte mais complicada de qualquer regime alimentar e é preciso fazê-lo bem ou pelo menos tentar :D

    beijos :)

    p.s. - vim juntar-me a ti :)

    ResponderEliminar
  3. Ola!
    O que estava escrito no rótulo do chocolate que te vi a comer a semana passada? :) :) :)
    Amo você!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Xana ;o)
    Muito obrigada pela visita ao meu cantinho.
    Muita força para ti e um 2011 cheio de realizações.
    Beijinhos e volta sempre.

    ResponderEliminar
  5. Sim, verificar rótulos é super importante! Eu já peguei esse hábito, se não é no próprio mercado é em casa mesmo que vejo.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. hum dá muito jeito que eu sou um zero nisso

    ResponderEliminar